Benefícios da Mandioca para a saúde

mandioca é uma excelente fonte de carboidratos especiais, vitaminas e minerais. Por ser um alimento barato, resistente e nutritivo, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) vem incentivando sua produção e consumo pelo mundo afora, em especial em países em desenvolvimento.

O cultivo da mandioca está entre os oito primeiros produtos agrícolas do país. Ela pode ser consumida cozida, frita, em purê, tapioca, polvilho e farinha, sendo uma substituta da batata.

Quando comparada com a batata, a os benefícios da mandioca são que ela é mais barata e possui maior quantidade de vitaminas A, B1, B2 e C. Apesar de conter quase três vezes mais calorias que a mesma porção de batata, os carboidratos presentes na mandioca são liberados mais lentamente e por isso não geram picos de glicemia e prolongam a saciedade.

BENEFÍCIOS DA MANDIOCA

As propriedades da mandioca podem ser explicadas pela sua excelente fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais como magnésio, manganês, cobre, potássio. É fonte de fibras e isenta de glúten.

Apesar de ser uma fonte de energia, essa possui carboidratos complexos, a amilopectina e a amilose, que liberam a glicose lentamente para o corpo, evitando picos de glicose no sangue e mantendo a sensação de saciedade por mais tempo.

1.Ação anti-inflamatória

Os dois principais grupos responsáveis pela ação anti-inflamatória e analgésica da mandioca são os saponinos e polifenóis. Por essa propriedade, a mandioca pode ser útil no tratamento da artrite reumatoide.

2.Previne a Osteoporose

Os minerais Cálcio, Manganês, Cobre e Zinco, presentes na mandioca, ajudam a diminuir a perda de massa óssea, principalmente em mulheres na menopausa.

3.Ação antioxidante

A mandioca ou macaxeira, como também é chamada, possui resveratrol, um polifenol conhecido por suas propriedades antioxidantes. A vitamina C presente nessa raiz, além de fortalecer o sistema imunológico, também atua como um antioxidante, combatendo os radicais livres que podem danificar nossas células e causar alguns tipos de câncer.

4.Melhora a saúde da pele

A vitamina C ajuda a reduzir o aparecimento de rugas e combate o envelhecimento precoce da pele. Outra substancia presente na mandioca é o resveratrol que, segundo estudos, aumenta a resistência da pele frente aos danos causados pelo sol. Seu efeito junto com a ação antioxidante da vitamina C, ajuda a prevenir o câncer de pele.

5.Ideal para dietas sem glúten

Por ser livre de glúten, a mandioca é uma opção para portadores de doença celíaca ou alérgicos. Com seus derivados como a farinha e o polvilho, é possível que os celíacos ampliem seu cardápio.

6.Benéfica para o coração

A mandioca possui minerais importantes para a saúde do coração como o zinco, o magnésio, o cobre, o ferro, o manganês e o potássio, este, em especial, ajuda a controlar a pressão arterial e os batimentos cardíacos. Como é também fonte de fibras, o consumo da mandioca ajuda a controlar os níveis de colesterol, promovendo assim a melhora do sistema circulatório como um todo.

7.Ajuda a perder peso

A mandioca possui carboidratos complexos que liberam glicose lentamente para nosso corpo, com isso não ocorrem os picos de glicose e insulina onde o excesso é armazenado na forma de gordura. Essa liberação lenta ainda faz com que não sintamos fome tão cedo.

Outro fator que auxilia na perda de peso é a quantidade de fibras presentes na mandioca, que além de prolongarem a sensação de saciedade, melhoram o funcionamento do intestino.

8.Benéfica para as grávidas

A mandioca possui ácido fólico, vitamina importante nas primeiras semanas de gestação para evitar malformações do feto.

A IMPORTÂNCIA DO COZIMENTO DA MANDIOCA

A mandioca é legume, já que este é um termo genérico para os frutos, sementes ou as partes que se desenvolvem na terra comestíveis. Quando crua, a mandioca possui quantidades tóxicas de glicósidos cianogénicos, que se tornam inócuas, ou seja, torna-se segura para o consumo depois de cozida.

Essas substancias, os cianetos, estão presentes principalmente na casca da raiz e qualquer corte libera os ácidos, por isso, o consumo da mandioca crua pode causar envenenamento. Os sintomas são vômito, tontura, enjoo, dores no estômago e de cabeça. Lembramos novamente que isso pode acontecer caso a mandioca seja consumida crua. Quando cozida, no entanto, é totalmente segura e benéfica.

Alimentos que ajudam a prevenir o câncer da mama

Há alimentos que podem ajudar a prevenir esse tipo de câncer. Os riscos de desenvolver essa doença são altamente influenciados por factores genéticos, mas calcula-se que boa parte desses tumores podem ser evitados com hábitos de vida saudáveis, principalmente no que diz respeito à alimentação.

Os perigos da automedicação

Muita gente tem uma farmácia particular de remédios ou de plantas medicinais para lidar com contratempos como dor de cabeça e febres. Mas a automedicação começa a se tornar um problema sério quando vira rotina. Não só porque sintomas recorrentes podem indicar algo mais sério, mas porque todo medicamento tem potencial nocivo quando corre solto nas suas veias.

O que é homeopatia: entenda como funciona essa medicina alternativa

Criada pelo médico Samuel Hahnemann, a homeopatia é um tipo de terapia de tratamento liberada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma medicina alternativa e complementar, para quase todos os tipos de doenças físicas e psicológicas. Mas o que faz com esse tipo de medicina seja, de fato, funcional?

Para que serve o Coartem?

O Coartem 20/120 é um remédio antimalárico que contém arteméter e lumefantrina, substâncias que ajudam a eliminar os parasitas da malária do corpo, estando disponível em comprimidos dispersíveis e revestidos, recomendados para o tratamento de crianças e adultos respetivamente, com uma infecção aguda de Plasmodium falciparum sem complicações.

Para que serve o Omeprazol?

Indicado para tratar certas condições em que ocorra muita produção de ácido no estômago. É usado para tratar úlceras gástricas (estômago) e duodenais (intestino) e refluxo gastroesofágico (quando o suco gástrico do estômago volta para o esôfago).

Dia Internacional do Farmacêutico

A data promove a profissão farmacêutica no mundo e proporciona o encontro dos profissionais da área, assinalando ao mesmo tempo a importância dos farmacêuticos para a saúde pública.

Foi o Conselho da Federação Internacional Farmacêutica que criou este dia no final dos anos de 2000 numa conferência em Istambul, Turquia.

Abóbora auxilia no tratamento do câncer da próstata

Desde o início do século 20 que sementes de abóbora são usadas no tratamento do aumento, ou hiperplasia da próstata. De acordo com o especialista em fitoterápicos, Douglas Schar, a semente contém componentes chamados fitoesteróis que podem auxiliar na diminuição da próstata se ingeridas em boa quantidade três vezes por semana.

Benefícios da Mandioca para a saúde

A mandioca é uma excelente fonte de carboidratos especiais, vitaminas e minerais. Por ser um alimento barato, resistente e nutritivo, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) vem incentivando sua produção e consumo pelo mundo afora, em especial em países em desenvolvimento.

Kizaca pode ser prejudicial

Consumir as folhas de mandioqueira, vulgo kizaca, no mesmo dia em que são colhidas, pode constituir perigo para a saúde humana, disse ao Jornal de Angola o médico naturopata Pascoal Muenho. De acordo com Pascoal Muenho, a kizaca e a mandioca possuem um líquido (látex) que contém uma substância tóxica chamada linamarina.

MULTIESKENDRA Farmacêutica Lda 2019 © Todos os direitos reservados